terça-feira, 24 de maio de 2011

FABIANO FLORA, DE PENEDONO, TREINA A LÁZIO, UMA VELHA SENHORA DE ITÁLIA

Fabiano José Costa Flora,natural de Penedono, sendo actualmente o treinador da Lazio de Roma. Aqui transcrevemos uma entrevista que ele deu a um jornal italiano!

Força Fabiano! Lá no fundo também és um Ceireiro!!!


Sei que recentemente assinas-te contrato profissional com uma das grandes equipas europeias de Futebol, a SSLazio. Como te sentes?

Sim é verdade. Sinto acima de tudo o meu valor foi reconhecido...infelizmente além fronteiras. Nao é por acaso que chego a este patamar, reconheço que passei por muitos sacrificios, um deles foi ter de deixar a familia para tràs e olha sempre em frente, com a intensao de conseguir atingir os meus objectivos a nivel profissional. Sou também consciente, que tenho ainda um longo caminho a percorrer e das dificuldades que irei encontrar, mas também vos posso garantir que tenho uma grande vontade de ultrapassar todos os obstàculos e conseguir desta forma voar ainda mais alto.


Como chegas-te até aqui? Porque a SS.Lazio?

Como vos referi anteriormente, nao cheguei por acaso. O meu percurso formativo como jogador de futebol, como profissional de Educaçao Fisica e mais recentemente como Treinador de Futebol permitiu-me chegar até a esta Sociedade desportiva profissional. Comecei como jogador dos juniores do oltrora Clube Academico de Futebol na primeira divisao Nacional, passando mais tarde pelo escalao senior do Lusitano de Vildemoinhos. Pelo caminho participei como jogador no Campeonato Europeu Universitario de Futsal representando Italia neste grande evento realizado na Eslovénia. Depois desta minha experiencia como jogador decidi seguir os estudos. Sou licenciado e recentemente obtive a graduaçao de Mestre em Ciencias do desporto pela Universidade de Tras-Os-Montes e Alto Douro. Exerci também funçoes de treinador nos escaloes jovens do SC de Vila Real durante duas épocas. Mais recentemente, conclui o curso de treinador de segundo nivel da UEFA, conseguido pela Federaçao Italiana de Futebol. Enfim...tem sido um desafio enorme envorver-me nestas grandes aventuras que me têm portado experiencia e que me permite ao mesmo tempo enfrentar o dia a dia com mais segurança.


Quais sao as tuas prespectivas futuras? Tencionas permanecer por Italia?

Ora bem...tenho contrato até ao final da época, depois tocarà às pessoas responsaveis decidir se mereço continuar. Espero bem certamente, mas sou consciente que a este nivel, a minha permanencia nao depende so de mim. Por agora, tenho intensoes de prosseguir com os estudos, o meu futuro passa pelo doutoramento em Ciencias do Desporto. Concluir também os restantes niveis da UEFA...Por outro lado, continuar a minha formaçao através de estagios formativos, ao qual ja tive oportunidade de vivenciar nos escaloes de formaçao do Benfica e do Manchester united Soccer Schools by Carlos Queiroz, onde penso que serà a forma ideal para confrontar diferentes concepçoes de treino, diferentes metodologias, realidades e culturas futebilisticas.


Como é o ambiente que se vive dentro da Lazio?

É um ambiente muito profissional, com pessoas no seu interior de grande prestigio, com ex. Jogadores de nivel mundial. Mas nao so de grandes treinadores vive uma grande sociedade desportiva, temos também jogadores com muita qualidade e com prespectivas futuras muito interessantes, o que nos leva a sermos mais rigorosos nas nossas tarefas. Sabemos perfeitamente que a formaçao destes jovens jogadores passa pelo trabalho que realizamos, e que temos em maos uma grande responsabilidade como deves imaginar.


Italia ou Portugal? Como é o teu dia-a-dia em Roma?

Sinceramente sou orgulhoso de ser portugues. Quando nos encontramos “fora de portas” sentimos um afecto ainda mais forte, mais acolhedor pelas nossas origens. Em Roma, procuro passar os dias com com alguma tranquilidade o que nao é facil, dentro de um caos frenético que é habitual. Mas, de certa forma, penso que consegui adaptar-me muito bem a esta cultura, inicialmente com algumas dificuldades de comunicaçao e compreensao linguistica, no entanto, com o tempo fui criando o meu proprio espaço. Relativamente à minha semana tipo, para alem dos treinos diarios, acompanho ao fim de semana a nossa equipa principal que joga no olimpico. Por vezes, resta-me algum tempo para conhecer um pouco melhor as particolaridades desta cidade antiga.

Sem comentários: