Para vos guiar e ajudar na descoberta da nossa aldeia, aqui fica um guia detalhado dos principais pontos de interesse que podem visitar. Este itinerário foi feito com uma ordem para que a visita seja a mais fluida possível. Deverá demorar mais ou menos uma hora a visitar todos os locais ou talvez um pouco mais, porque temos a certeza que vai querer apreciar todos os locais, tirar fotos, descansar um pouco até porque a vida numa aldeia e mais saudável, e não é para ser vivida á pressa. Para não revelar tudo á partida vamos deixar-vos só as fotos mais importantes, para terem o prazer de descobrir a aldeia. Introduzimos também uma inovação pois a cada ponto de interesse recolhemos as coordenadas para GPS, por isso quem tiver um aparelho de GPS pode fazer o circuito através das coordenadas. Fica aqui uma dica a todos os geocachers, dia 14 de Agosto vai ser criada a primeira cache Beselguense, uma cache que não é para todos. O primeiro ponto, o ponto de início é a Capela do Nosso Senhor dos Passos.
Ponto 1 : Capela do Nosso Senhor dos Passos
É sempre melhor começar de cima e ir descendo do que ao contrário. Daqui pode ver-se a aldeia toda, a capela pode estar fechada o que é pena mas a vista é bonita e têm uma fonte de água atrás de igreja, bem como o palco e as instalações de apoio á festa da Beselga.Aconselhamos a deixar o carro neste ponto, e fazer o resto do percurso a pé ou de bicicleta. Descendo até á rotunda, chegamos ao segundo ponto os painéis, construção recente, mas representativa da vida do ceireiro, actividade económica tradicional quase extinta na região, mas que desempenhou um papel importante para a Beselga as suas coordenadas são:
Ponto 2 : Painéis da vida do Ceireiro
Junto á rotunda encontra-se também um café onde se pode refrescar e encontrar produtos regionais. Continuando a descer chegamos á placa da entrada para a Beselga, e aqui cortamos para a esquerda, mas andamos só um pouquinho até ao terceiro ponto a imagem da Santa no penedo.
Ponto 3 : Estátua da Santa
O próximo ponto é sempre em frente passando o campo Polidesportivo da Beselga, a Escola, a Junta de Freguesia da Beselga e o centro de dia em construção e chega-se á Casa de Artesanato da Beselga do lado direito da estrada ao lado da mercearia.
Ponto 4 : Casa de Artesanato
A seguir na nossa rota vem o cruzeiro da praça principal, ao lado de uma fonte e muito perto da Igreja Matriz da Beselga.
Ponto 5 : Cruzeiro da Praça Principal
Neste ponto já estão dentro do coração da aldeia, e como gente hospitaleira que somos damos a oportunidade de participarem em parte da ronda da Beselga que basicamente é uma tradição não oficial, que é percorrer os caminhos á volta da aldeia, fazendo um círculo. Uma espécie de circunvalação da Beselga para mostrar o lado urbano da ruralidade. Para fazer isto no ponto 5 o cruzeiro tomem a estrada á direita logo a seguir e vão descendo. Vão passar por uma mercearia da Aldeia onde podem encontrar alguns produtos regionais e não só á venda, aproveitem e parem para tomar um copo, e comprar produtos da Festa da Beselga 2008. A ronda continua na cortada seguinte mas a nós o que interessa é seguir em frente até ao fim da rua para encontrarmos o ponto 6, um cruzeiro que comemora o III Centenário da Restauração.
Ponto 6 : Cruzeiro Comemorativo
Para continuar temos que seguir a segunda cortada á direita, sendo que a primeira é a estrada de alcatrão que vai dar a Penedono e á Barragem da Dama, que aconselhamos a visitar de Bicicleta ou Carro. Numa actualização a este itinerário tentarei dar um percurso pedestre para a Barragem não aconselho a irem a pé pela estrada principal porque não é muito seguro. Pela estrada podemos ver do lado esquerdo um muro de pedra e do lado direito campos de cultivo, a Agricultura continua a ser a principal fonte de receita desta Aldeia, e chegamos até um forno a lenha tradicional, que o povo utilizava para todas as necessidades de cozedura de pão e carnes, este é o
Ponto 7 : Forno a Lenha Tradicional
Seguindo o caminho vamos dar ao ponto 8 um dos pontos mais importantes da nossa Aldeia, e testemunha do legado arqueológico rico da região. A zona da ponte foi recuperada, mostrando-se como um cartão de visita da Aldeia.
Ponto 8 : Ponte Românica
Agora vamos subir para continuar a nossa Rota pela Beselga, pelo caminho á direita podemos ver uma capela que será o nosso ponto 9.
Ponto 9 : Capela
Subimos até outro dos ex-líbris da Aldeia o Cruzeiro das Almas onde está representado o caminho das almas e o cruzeiro tem uma lanterna para as guiar para o caminho certo, ao lado deste cruzeiro encontra-se uma fonte.
Ponto 10 : Cruzeiro das Almas
Agora vamos apanhar novamente o caminho da Ronda da Beselga para cima e chegamos até aos pontos que são mais complicados de explicar como chegar mas vamos tentar. Subindo o caminho temos um café, o Café do Imigrante, passando os caminhos á direita logo a seguir ao café temos uma cortada á direita num “largo” seguindo esse caminho chegamos a uma fonte pintada de branco encostada á direita se olharem á vossa volta vão ver um caminho que deve estar na diagonal da fonte, e onde se vê um telhado para um tanque de lavar roupa, é para aí que querem ir, ultrapassando o tanque chegam á fonte de mergulho o nosso ponto 11.
Ponto 11 : Fonte de Mergulho
Agora voltem ao “largo” original onde cortaram, para chegarem ao ponto final desta Rota pela Beselga. Um pouco mais á frente chegam á Igreja Matriz da Beselga o ponto 12.
Ponto 12 : Igreja Matriz da Santa Cruz da Beselga
A partir daqui aconselhamos a retomar o caminho original se estiver com o carro ou se estiver a pé e com o carro na Capela do Nosso Senhor dos Passos aventure-se pelas ruelas e vielas da Beselga, só precisa de saber que o caminho é sempre para cima e guie-se pela Capela para chegar a bom porto. Aprecie pelo caminho a arquitectura rural e deixe-se inspirar pela ruralidade. Esta rota não pretende ser um roteiro definitivo da aldeia, ele precisa de ser melhorado, mas é um bom ponto de partida para conhecer a Beselga e qualquer feedback é bem vindo. Obrigado pela sua Visita.
http://beselgafesta.com.sapo.pt/
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário