quinta-feira, 13 de novembro de 2014

MORREU O Sr. BASÍLIO MARQUES!


 Sabemos que as pessoas têm de morrer, mas é sempre um choque quando ouvimos a notícia cruel e sempre inesperada. Hoje, um telefonema avisou-me da morte do primo Basílio.
Basílio Pereira Marques foi funcionário do Registo Civil, em Penedono, várias décadas. Diligente, afável tratou-nos dos vários documentos: assentos de nascimento, bilhete de identidade, escrituras, casamentos, óbitos… Conhecia todas as pessoas das várias freguesias e falava com simpatia a cada uma delas, como testemunhei nos múltiplos contactos políticos em que o acompanhei na década de 70 e 80.
Desde muito cedo colaborou com os Bombeiros de Penedono. Politicamente, fez oposição ao antigo regime e deu um grande contributo para a implementação do PS no concelho de Penedono depois do 25 de Abril de 1974. Entrei na política concelhia pela sua mão quando me convidou numa noite, na sede da Associação Beselguense, que acabávamos de fundar, juntamente com outros elementos da direção. E nas eleições seguintes, em 79, creio, foi um dos grandes esteios de uma das melhores campanhas em que o PS se consolidou como grande partido concelhio, obtendo dos melhores resultados para a Câmara, para a Assembleia Municipal e para várias Juntas!
No futebol beselguense, o Basílio apoiou-nos enquanto jogámos nas Antas, mas era frequente vê-lo também no novo campo de futebol da Beselga e interpelar-me sobre erros que estávamos a cometer durante os jogos ou sugerindo alterações na maneira de jogar.
Na Cooperativa de Penela pude colaborar e conviver com o Basílio nos órgãos sociais a que pertencemos. Também aí gozava de prestígio e estima, sempre escutado com atenção.
Hoje, representantes de todo o concelho vieram às Antas para lhe prestar a última homenagem. O Sr. P.e Carlos dirigiu-lhe palavras bonitas, carinhosas e tentou mesmo ler-lhe o último pensamento ligando-o aos valores imateriais.
À professora Lurdes, ao Afonso, à Judite, à Manuela e restante família, os sentidos pêsames.

12-11.2014               - Mário Lourenço

Sem comentários: