domingo, 1 de fevereiro de 2015

100 000 VISITAS

100 000, sim, isso mesmo CEM MIL VISITANTES no blog dos Ceireiros!
Nove anos depois eis que chegamos a este bonito número. Cem mil visitas significa muito mais do que qualquer outro número, não pelo número em si, mas sim pela quantidade, quantidade essa que vem justificar todo o nosso empenho, toda a nossa vontade, todas as nossas atitudes em prol do povo Ceireiro… aqui… e disperso por todo o mundo. Uff… somos muitos!
Este blog também tem uma história e muitas, mas mesmo muitas estórias. E é assim que pretendemos que continue.
Assim sendo, este já não é só um blog, é muito mais do que isso, atualmente está transformado naquilo que pretendemos que seja um arquivo da Beselga e dos beselguenses, que se perpetue no tempo, para que outras gerações tenham o prazer de se deliciar (como nós) a rever a nossa identidade, a rever os nossos antepassados, numa perspetiva de dinâmica futurista, para que nada se perca e… tudo se transforme, assim, daqui todos os interessados, poderão retirar todo o tipo de informação e trabalhá-la, adaptá-la a cada trabalho, sempre para o engrandecimento da nossa querida Beselga. Todos os dias se escreve a nossa história e todos os dias fica aqui registada.

Em 2007, quando este blog deu os primeiros passos, era algo que andava na moda. Os blogs e os Bloguers.  Foi criado por Ricardo Leitão com o principal intuito de haver alguma interação da equipa de futebol do Grupo Cultural e Desportivo “Os Ceireiros” (Associação criada dois anos antes, em 2005), com o mundo desportivo do Distrito de Viseu e simultaneamente era um veículo para chegar, também, aos nossos emigrantes. Com a Febre dos bloguers, principalmente dos bloguers anóminos, esta página estava a caminhar para um destino que não era o pretendido, então foram condicionados os comentários, passando a ser feita uma triagem, não como forma de censura, mas sim para que se torne um blog livre e acessível a todos e para todos, visto que apareceram inúmeros comentários com linguagem menos própria para que todos os beselguenses, de todas as idades, pudessem estar de bom senso.  Assim, passou a existir algum controlo na forma de expressão com o controlo dos comentários. E, fomos caminhando. Registando resultados, contratações da equipa de futebol, fotografias e algumas curiosidades. Até a um dia em que eu me encontrei com o Dr. Mário Lourenço e, numa conversa sobre a nossa actividade, levantamos a possibilidade de fazermos um arquivo sobre o desporto na Beselga… contudo pensei que nos limitaria a esta actividade e esta associação foi criada para ser transversal e multifacetada, daí foi decidido, em assembleia, que este blog passaria a ser um arquivo online, não só sobre o desporto, mas sim sobre tudo o que esteja relacionado com a Beselga. E, assim foi até hoje. Pessoalmente tem sido uma enorme satisfação levar a cabo esta iniciativa. É certo que nem sempre é possível conseguir as melhores performances, porque há sempre várias dificuldades que se nos deparam no dia-a-dia, nomeadamente de que muitos destes anos, nem sempre estive na Beselga, mas mesmo assim, estando cá, estando a 10 000 kms, ou como actualmente a cerca de 2 000, nada paga o sentimento de que estou a contribuir para enriquecer a nossa aldeia e seguramente dar muitas alegrias a outras gerações vindouras que se irão deliciar e surpreender com toda esta evolução, do nosso povo e das nossas gentes, aqui relatada.

Paulo Leitão

Sem comentários: