sábado, 24 de dezembro de 2011

FERNANDO PAIXÃO, POETA BESELGUENSE...

Por : Mário Lourenço

Procurando, há dias na internet, sítios que se referissem à Beselga, apareceu-me o poeta Fernando Paixão. Nasceu na Beselga em 1955 e emigrou para o Brasil, S. Paulo, em 1961 na companhia do pai, João de Deus, e da mãe, Maria do Carmo. Formou-se em Jornalismo e defendeu tese sobre Mário de Sá Carneiro.
Publicou Rosa dos Rumos, O Que É Poesia, Fogo dos Rios, 25 Azulejos, Poesia a Gente Inventa, Poeira. Com este último volume venceu em 2001 o Prémio de Poesia concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
Aqui ficam alguns poemas de um dos seus livros, enquanto esperamos mais notícias deste nosso ilustre conterrâneo.




A lua é da noite
A lua é da noite
Os peixes das águas
Só as palavras são
do homem.
Vagas que preenchem
O declive dos vazios.

Fosse Rio
Fosse rio
abraçaria o mar.
Fosse mar
abraçaria o ar.
Fosse ar
abraçaria o fogo.
Seria então
Todo.

Breve minha alma
Breve minha alma
há-de ser água
e essa água
terra.
Como um dia veio
da terra
a água da minha
alma.

Vêm da Terra os Legumes
Vêm da Terra os Legumes
Morrer no silêncio da sopa
Incendeiam sabores
na língua
E iluminam trevas
Na boca.



Descobri a morte aos poucos

Descobri a morte aos poucos
Imagens que ceifam como foices
Repentinos amanheceres
Torcidas árvores
E frutas podres.
Fui provando
Seus sabores.


Não se Revê a Imagem

Não se revê a imagem
do espelho
na mesma lâmina.
Não se vê a mulher
duas vezes
com o mesmo espanto.
Não se vê o outro
em si próprio:
à procura do mesmo.


In Fogo dos rios. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

3 comentários:

Alfredo Ramos Anciães disse...

Olá prof. Mário.

Uma boa oportunidade para conhecermos este poeta que nasceu na Beselga. Mas eu não me lembro e/ou não consigo saber a que família pertencia/pertence. Seria curial descrever um pouco a sua relação de parentesco e onde moravam para eu lá chegar.

Um abraço.

alfredoanciaes

Mário Lourenço disse...

Pouco mais posso dizer,porque também me não lembro dele. Ao que pude investigar, morava no oitão e é primo do Manel e do João Bombarral...

Mário

Anónimo disse...

Prezados srs.

Por conta de navegar na internet, encontrei o vosso comentário a meu respeito e da minha poesia. De fato sou um nascido em Beselga, com muito orgulho. Imigrei com meus pais para o Brasil no início da década de 60, quando tinha 6 anos, e desde então vivo aqui e já voltei algumas vezes à aldeia natal.
Tenho vários livros publicados e atualmente sou professor de literatura na universidade de sao paulo.
Parabenizo vocês pela iniciativa do blog beselguense.
Abraços,
Fernando Paixão
(fernando.paixao@uol.com.br)