quarta-feira, 10 de julho de 2013

O ARTESANATO CEIRERO, PELAS MÃOS DO SR. ILÍDIO, É O VENCEDOR DO PRÉMIO A NÍVEL NACIONAL

O artesanato em junça da Beselga atingiu na FIA (Feira Internacional de Artesanato), que decorre em Lisboa, o seu maior galardão, feito alcançado pelas mãos do artesão Ilídio Serôdio que depois de selecionado para o evento por um júri regional (região norte) submeteu a concurso uma obra da sua autoria, "Ceira Filtro de Azeite em Junça", sendo a mesma considerada pelo júri do concurso, do qual faziam parte representantes da Secretaria de Estado da Cultura, da Secretaria de Estado do Turismo, da Federação Portuguesa de Artes e Ofícios e do IEFP, a melhor obra artesanal aí presente. Assim a Ceira de Azeite em junça do Sr. Ilídio foi a digníssima vencedora do Prémio Nacional de Artesanato 2013 ("Entrelaçar - As Artes de Trabalhar e Entrelaçar Fibras Vegetais").

Este prémio vem confirmar o grande valor que tem o nosso artesanato. Artesanato em junça, com características ímpares desde a recolha da matéria prima até á própria comercialização, passando pela sua manufactura... e que brevemente a Cãmara Municipal de Penedono vai pôr em filme! Assim vai a vida de um povo ceireiro que a muito custo por parte do Sr. Ilídio, e de mais algumas mulheres da Beselga que vão matendo bem vivo o nosso artesanato, a nossa identidade e o reconhecimento nacional da qualidade do produto vem confirmar que vale a pena continuar este caminho... esta própria associação denominada Grupo Desportivo e Cultural "OS CEIREIROS" foi criada principalmente para o artesanato... todas as outras actividades que gravitam em torno deste grupo são passageiras, mas... mas o artesanato é demasiado importante para de acabe...
Sr. Ilídio o povo beselguense, que é um povo ceireiro, está-lhe grato pelo trabalho que vem desempenhando com afinco e dedicação, muitas vezes prejudicando-se em prol desta actividade, mas mais uma vez conseguiu... conseguiu por a BESELGA COMO CAMPEÃ NACIONAL DE ARTESANTO!

Sem comentários: