sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

RECORDANDO O SR. ZÉ EIRAS

Foi com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento do Sr. Zé Eiras... Assim, apresento os sentimentos e a minha dor pessoal à família, fazendo um minuto de silêncio, mais do que isso... um minuto de recordações de alguns bons momentos que passei com ele, para que se perpetuem no tempo. Porque... éramos bons amigos e nunca vi na cor da boina um obstáculo para o que quer que fosse, muito pelo contrário, era ele que me dizia: "então Paulito! Mais um ano de sofrimento!".
Era bom ouvir dizer, "está cá o Sr. Zé Eiras". Já sabia que daí em diante teríamos que disputar muitos Jogos de Damas, fazíamos uma espécie de mini-campeonato entre mim, o Sr. Zé, o Nunito e o Sr. Ilídio, mas o que menos importava era o resultado, eu gostava mesmo era de o ouvir trautear as músicas como se fosse uma banda musical. Passávamos tardes e tardes e o reportório não tinha fim... só interrompia a cantoria quando mudava uma pedra mais arriscada para dizer: "ó Paulito... eu vou-te fazer uma faísca!" e... voltava a cantoria. Mas mais exímio, do que nas Damas, era no Jogo da Sueca. O Homem sabia mesmo daquilo. Não jogava. Há mais de vinte anos que não jogava à Sueca, para não se chatear com os amigos, mas gostava de ver e, quando eu estava a jogar, gostava e queria mesmo que ele estivesse a meu lado para que no final da base ele me corrigisse ou me elogiasse, porque Ele sabia mesmo. Tenho pena de nunca ter jogado à sueca com ele, mas consegui que jogasse à Bisca de Sete comigo, que é uma espécie de Jogo da Sueca a dois, o que de certa forma já me deixa bastante satisfeito.
Poderia aqui referir muitos outros aspectos, mas quero apenas recordar estes momentos especiais, nesta mensagem pessoal e guardar a imagem dele como aquelas que temos publicadas em anos anteriores, neste blogue, bem como um vídeo de 3 segundos, unicamente com uma gargalhada do Sr. Zé Eiras na festa da Beselga.
Sei que não voltarei a ver o Sr. Zé, mas é certo que passei muitos e bons momentos com ele, por isso também é certo que nunca o esquecerei.
Descanse em paz.

Paulo Leitão

1 comentário:

Anónimo disse...

Apresento os meus sentimentos à família neste momento difícil, em que todos nós lamentamos a perda de um amigo especial. O sr. Zé era aquela boa pessoa que todos nós gostávamos e com quem brincávamos. Ao ler este texto lembro-me, também, de muitos momentos engraçados que viví com ele e que os vou recordar para sempre.
Paz à sua alma
Carlos Moutinho