quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

"Grande respeito pelos dinheiros públicos" permitiu a Penedono ter a menor dívida

Lusa 29 Fev, 2012, 13:47

O presidente da Câmara de Penedono, Carlos Esteves (PSD), apontou hoje o "grande respeito pelos dinheiros públicos" como a chave do sucesso do seu município no que respeita à dívida de 2010.

De acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, realizado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Penedono lidera a lista de autarquias com menor dívida em 2010, no valor de 187.023 euros (absoluto).

Penedono foi também o município com menor volume de dívida bruta por habitante em 2009 -- 2010, com 49,9 e 81.1 euros, respetivamente.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Esteves justificou estes resultados com o "rigor na gestão dos dinheiros públicos" e o "respeito para com quem trabalha" com a autarquia.

"As pessoas, trabalhando para nós, têm direito a receber. E nós, com a gestão criteriosa que levamos, conseguimos realizar obra, assumindo sempre os nossos compromissos", frisou.

Uma vez que esta tem sido "a prática da câmara ao longo dos anos", os dados do anuário financeiro não surpreenderam o autarca do Norte do distrito de Viseu.

"Estou no meu primeiro mandato e é uma prática que quero manter com muita determinação", garantiu Carlos Esteves.

No que respeita ao aumento do volume da dívida bruta por habitante de 2009 para 2010, o autarca não tem, para já, uma explicação.

"Tive conhecimento do anuário ontem (terça-feira) e pedi aos serviços para me darem informação sobre essa situação. Penso que seja uma coisa sem significado", referiu.

Carlos Esteves lamentou que, "perante este rigor", o seu concelho seja "um dos que, eventualmente, no futuro, os políticos quererão destruir", uma vez que tem apenas três mil habitantes.

"A vir a acontecer, os políticos só olharão ao número de pessoas. E contra isso eu não posso fazer nada, porque tenho de facto um número de habitantes muito reduzido", admitiu, afirmando que gostaria que fossem apreciados "outros dados nas atitudes a tomar em relação aos municípios".

Na terça-feira, foram apresentadas as conclusões do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, realizado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, que faz uma análise da saúde financeira dos 308 municípios, de 304 empresas municipais e de 29 serviços municipalizados, considerando os dados oficiais declarados em 2010.

De acordo com o estudo, os municípios e as empresas municipais devem globalmente cerca de 10 mil milhões de euros e estão a demorar mais a pagar aos fornecedores, prejudicando as economias locais.

Cerca de 80% dos 308 municípios têm pouca capacidade para gerar receitas próprias, dependendo em pelo menos 50% das verbas transferidas pelo Estado para sobreviver.

2 comentários:

jorge Gaitas disse...

Nada a dizer : O Melhor Concelho do Pais. Sempre em frente Sr. Presidente mesmo sendo um concelho pequeno é muito grande perante os outros e é um exemplo para todos os portugueses.

Saudações do Ceireiro da Suiça.

Jorge Gaitas

"Os Ceireiros" disse...

Ex.mos Srs.

Este blogue está concebido e orientado de acordo com vários objectivos, desde: criar um arquivo sobre a Beselga, informar a comunidade ceireira e amigos espalhados por todo o mundo, interactividade e também como um local onde as pessoas podem comentar livremente, havendo sempre uma triagem para que não se banalize. Contudo não é um local de debate político! Não é um local para lavar roupa suja! Não é um local para ofender ninguém! É, sim, um local onde foi publicado um texto sobre o Concelho de Penedono (do qual a Beselga faz parte)e que vai ficar arquivado para memória futura.
Para além disso, os critérios de selecção são aqueles que vêm enriquecer o referido texto ou outro qualquer artigo e normalmente são comentários assinados, (mas essa é a parte que menos interessa porque sabemos a quem pertencem todos os comentários).
Assim informam-se todos os interessados que estamos receptivos e publicaremos todos os comentários que se enquadrem nesses critérios, aliás como temos feito SEMPRE, e nunca permitiremos que este espaço, se torne um espaço de pessoas encapuçadas que o usam indevidamente.
O BLOGUE DOS CEIREIROS É UM MEIO DE COMUNICAÇÃO, POR EXCELÊNCIA, ONDE HÁ LIBERDADE, MAS NUNCA PERMITIREMOS QUE HAJA LIBERTINAGEM!
Obrigado aos cerca de 50 mil visitantes!