sábado, 13 de dezembro de 2014

ARTESANATO DA BESELGA

Tempos houve, em que o artesanato constituía um sector de franca actividade.

No nosso Concelho, afirmavam-se diversos artesãos que nos deliciavam com os seus diversos trabalhos em verga, madeira, latoeira, junça, lã, linho e muitos outros materiais.

Alguns destes, constituíam mesmo a base de sustento de diversas famílias, num verdadeiro complemento do trabalho agrícola. Mudam-se os tempos... perdem-se alguns valores de outrora. Atentos a esta situação, tem-se no presente tentado a dinamização de algumas actividades de ontem, com vista ao seu perpetuar no futuro. Assim, hoje há que referir, no que respeita ao artesanato, as colchas e os tapetes de lã e algodão confeccionados na freguesia de Castainço, as miniaturas e cestaria em madeira tradicionalmente manuseados na freguesia de Póvoa de Penela, os linhos e bordados que ainda hoje são feitos por todo o concelho e as ceiras e capachos em junça feitos na freguesia de Beselga.
É esta última actividade artesanal, que vamos referir com maior relevo, dado à sua importância e actual dinamização. A matéria prima utilizada é a junça, planta que nasce espontaneamente em
algumas serras da região.

Depois de colhida é transportada para a aldeia e é exposta aos últimos raios de sol outonal para secar. Seguidamente é guardada nos palhais ou lojas para, molhada a molhada, ir saindo, à medida que é necessária.

É então, trabalhada com muito mistério e carinho e dá origem a maravilhosos produtos.

Tempos houve, em que estes trabalhos estiveram também em declínio, recentemente foi fundada uma escola de formação, que com boa aceitação e adesão tem dado continuidade a esta bela actividade típica desta terra, cujo produto final tem venda garantida.


http://penedono.weebly.com/tradiccedilotildees-da-beira-alta.html

Sem comentários: