domingo, 22 de maio de 2011

AS NOSSAS CRENÇAS E LENDAS AO DIVINO SENHOR DOS PASSOS

Lenda do Divino Senhor dos Passos

De acordo com a lenda, desde que colocaram a imagem milagrosa do Divino Senhor dos Passos numa capelinha, jamais na Beselga se verificaram, como até então, os estragos provocados pelas trovoadas. Logo que as grandes nuvens ameaçadoras, vindas de Sul, se aproximavam dos limites da Beselga, ficavam retidas nos limites da aldeia, afastando-se em círculo…
Isto claro que só era possível por obra e graça do Divino Senhor dos Passos que desde logo começou a zelar pelas gentes e terras da Beselga.


A imagem do Divino Senhor dos Passos

O Divino Senhor dos Passos foi levado para a freguesia de Beselga pelo padre Cristóvão de outra freguesia, local onde deixara de ser desejado. A imagem era pertença dele, mas ficara na outra freguesia. Informou os seus novos paroquianos que sentia uma enorme angústia por ter deixado para trás a sua imagem.
Segundo reza a lenda, durante a noite, o novo padre, com a ajuda de um grande número de homens desta aldeia, foram à freguesia de onde fora expulso. Retiraram a imagem do Divino Senhor dos Passos e levaram-na para Beselga. Organizou-se de imediato uma procissão, na qual a imagem foi transportada para sempre. Foi edificada uma capela no alto da serra, onde albergou e alberga o Senhor dos Passos. A partir de então começou a veneração ao Senhor dos Passos, tanto pela população local, assim como por populares de freguesias vizinhas. A festa ficou instituída para o primeiro domingo de Setembro e começou a receber muitos forasteiros.

Sem comentários: