segunda-feira, 11 de julho de 2011

HISTÓRIA DE UMA "TRADIÇÃO" RECENTE

Beselga, terra com a melhor, a maior e mais “fabulástica” festa do país!
Vamos contar-vos como surgiu a ideia desta “tradição” recente, ou mais vulgarmente chamada de brincadeira de um “grupo de Ceireiros” que amam a Beselga e que deliram com a Despedida da Banda, fazendo deste momento o ponto alto da festa.
Em 2005 este grupo de amigas tirou esta bela foto, agora considerada de um “tesourinho”, para depois matar as saudades da Despedida da Banda.


No rescaldar da magnífica festa, já com muitas saudades, observou-se a beleza da foto e o facto de todas as t-shirts deste grupo serem de cores diferentes. Surgiu a ideia de que no ano seguinte deveríamos ir todas de igual. Claro, que passar de uma ideia à prática é sempre difícil, mas não desistimos!
Assim em 2006 surgiu a 1ª T-shirt.


“Toke-se música” foi o slogan da nossa 1ª t-shirt. Slogan este muito apropriado pois, como todos os Ceireiros sabem, na Festa da Beselga a música tem é de tocar. Vestiram a camisola um grupo de 20 jovens. Esta t-shirt despertou curiosidade em algumas pessoas que gostavam de vestir esta camisola.
Mais um ano passado e vem aí a Festa em honra do Divino Senhor dos Passos 2007.
Mais uma vez o mesmo grupo de amigos decidiu usar a t-shirt do “Toke-se música” mas com mais um adereço de moda. Fez-se um panamá com o slogan “… e bote-se fogo!!”. Duas das frases mais repetidas durante a festa, desde sempre.


Em 2007 juntaram-se mais uns quantos Beselguenses e o grupo foi de 35 pessoas. Estávamos em expansão!
Neste ano o impacto foi maior, talvez pelo facto de os panamás serem mais visíveis. Só que houve um senão, tivemos muitas dificuldades em mantê-los nas nossas cabeças!!!
Durante a despedida fomos abordadas por um senhor de Viseu, Sr. José, que nos felicitou pela ideia.
Mais uma vez se confirma: “estrangeiro” que venha à festa da Beselga fica sempre a adorar e quer voltar. Foi o caso do Sr. José. Em 2008 voltou à despedida da banda e ainda nos patrocinou as t-shirts e panamás.
Assim, nesse ano o slogan vencedor foi:
T-shirt: Canta!!!!!
Quem nos serões construiu a sua história
Quem da junça faz seu vestido de festa
É Beselga, é Beselga!!
Panamá: É Beselga, é Beselga!!


Em 2008 inspirámo-nos na Marcha da Beselga. Se nos anos anteriores a curiosidade tinha sido bastante, neste ano bateu o record. Dos 45 que vestiram a camisola 90% receberam licitações. Ninguém vendeu a sua t-shirt, para tristeza de muitos. Fomos apelidados do grupo da camisola branca.
Para contrariar a apelidação de grupo da camisola branca em 2009 decidiu-se fazer uma t-shirt preta. Ao longo do ano falou-se muito da ASAE devido às várias inspecções que esta autoridade fez a estabelecimentos públicos, por todo o país. O
slogan inspirou-se na ASAE adaptada à realidade da festa. Assim foi:

Inspecção-Geral dos Espectáculos da Beselga (IGEB)

Decreto-Lei n.º6/09, 6 de Setembro
Art. 1º: Toke-se música!
Art. 2º: Bote-se fogo

No incumprimento do art.1º e 2º “Até os foguetes estoiram debaixo dos pés!”

Também se fez referência à expressão “Até os foguetes estoiram debaixo dos pés!” do Sr. João Carqueija. Esta frase transmite verdadeiramente o sentimento de todos os Beselguenses que não podem estar presentes na festa.

Neste ano fomos cerca de 75 a vestir a camisola. Em muito contribui a internet e
também a vontade dos amigos dos amigos e dos familiares em vestirem a camisola. Apelidou-se este grupo de “Irmandade da Despedida”, da qual todos se orgulham em pertencer!
O objectivo destas t-shirts é também transmitir aos mais novos ou descentes de Beselguenses as tradições, os costumes, o sentimento e orgulho em ser da Beselga.


A curiosidade mantém-se!
Fomos abordadas por muita gente que queria uma t-shirt mas já se tinham esgotado. Notámos um semblante triste.
Em 2010 devido à grande afluência de Beselguenses no Facebook conseguimos chegar a um maior número de pessoas. Vestimos a camisola 174 Beselguenses e ainda voaram algumas para França, Suíça e Japão.
Foi a vez da t-shirt vermelha onde constou 別れの時こそ、ベゼルガが恋しい!, tradução em Japonês da frase “Beselga tem mais encanto na hora da despedida!!”. Usou-se o japonês porque um dos mordomos de 2010 trabalha e vive no Japão. E, nada melhor que adaptar o fado de Coimbra (Balada da Despedida do 6º Ano Médico de 1958 "Coimbra tem mais encanto, na hora da despedida") ao nosso slogan para a camisola 2010.

Foi uma despedida magnífica!
Toda a gente falou deste momento da festa em que se cantou, pulou, dançou até não poder mais. Também contribui para a divulgação deste momento a reportagem da RTP. Acima de tudo esta, permitiu que os nossos conterrâneos, que não participaram, pudessem matar um pouco as saudades. É um facto que as camisolas vermelhas estavam em todo o lado e que ficaram muito bem na televisão.
Queremos aqui esclarecer que as t-shirts não têm qualquer fim lucrativo e que em nada têm a ver com os mordomos da Festa. Somos um grupo que gostamos da Beselga e como tal dedicamos um pouco do nosso tempo à organização do movimento “veste a camisola”. Não é fácil organizar uma coisa destas. Implica haver disponibilidade, paciência e ideias, o que nem sempre há inspiração.
Aos poucos e poucos aumentamos exponencialmente. Orgulhamo-nos da movimentação que houve.
De ano para ano verifica-se uma crescente curiosidade. O que será este ano? Como será a t-shirt? Impõe-se uma pergunta que já muita gente fez: “Em 2011 vai haver t-shirt?”

Nélia Oliveira e Joana Rodrigues

Sem comentários: